segunda-feira, 14 de março de 2011

Jesus. Pregado pelas mãos ou pulsos?

Ora, muito se tem pregado sobre um "Cristo com as Mãos Furadas", trazendo uma interpretação sobre a crucificação e morte do Messias.

Existe uma fato muito importante para se considerar, pois assim conta a história através de achados arqueológicos que esqueletos de pessoas que foram crucificadas pelo gonverno romano apresentavam perfurações por pregos, não propriamente nas palmas das mãos, mas no antebraço, que fica entre o pulso e a mão. Especialistas fizeram testes com cadáveres sem identificação, e realmente, os pregos não suportavam o peso do corpo e as mãos rasgaram-se. Outro fato encontrado pela ciência é que mãos e pés não são considerados lugares mortais.

Qualquer pessoa que sofre perfurações nas mãos ou nos pés, não corre risco de vida. Ouviu-se falar que nas Filipinas, pessoas se deixam crucificar numa atitude de alto flagelo como penitência - (loucos) - esperando absolvição de pecados. A conclusão que se tem da medicina é que, do fato da pessoa ficar imóvel, suspenso sem nenhum tipo de apoio, torna muito mais difícil a respiração porque a circulação sanguinea se retém nas regiões inferiores do corpo, e isto consequentemente após algum tempo leva um indivíduo a sofrer um viloento ataque cardíaco, pois nessa posição, o sangue não consegue chegar até o coração. É um infarto inevitável em pouco tempo. A Bíblia, no Livro de João, no Cap. 19 não menciona a que parte do corpo Jesus foi perfurado.

Como não bastasse, para apressar a morte daqueles que eram muito resistentes, lhes eram quebradas as pernas, para que, com o inchaço, o enfarto acontecesse mais rápido. Esse foi o caso dos dois ladrões que foram crucificados junto com Cristo, que tiveram os ossos das pernas quebrados para que não ficasse expostos no sábado, por ocasião da festa da Páscoa. As pernas de Cristo não foram quebradas porque Ele havia morrido antes (Jo 19:31-33), (Jo 19:30).

Eu quero trazer aos amigos uma reflexão, um assunto a ser discutido por aqueles que se interessam pelas Sagradas Escrituras, afinal, entender a história e a natureza de Cristo, é sem dúvida, se tornar excelente em sabedoria.

Vocês se recordam de Tomé? Lembram daquele ditado: "Eu só acredito vendo". Esse foi Tomé, um homem que não acreditou na visão dos demais discípulos sobre o ressurreição de Cristo.

No Capítulo 20 do mesmo Livro de João, nos versículos 19 e 20, diz: "Chegada, pois a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco! 20, E, dizendo isso, mostrou-lhes as MÃOS e o lado. De sorte que os discipulos se alegraram, vendo o Senhor". Essa informação, é a primeira verdade sobre as MÃOS. Nos versículos 24 e 25, diz: "Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25. Disseram-lhe os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas MÃOS, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei". A outra evidência continua nos versículos 26 e 27. "E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco! Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas MÃOS, chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente".

Jesus foi um milagre do início a fim. Do seu nascimento até a sua "morte em vida". O fato é que mesmo a ciência tendo as suas particularidades científicas, eu continuo a crendo em milagres.

Esse assunto é para reflexão e entendimento.

3 comentários:

  1. Irmãos, eu não tenho, ainda, referências biblicas, sou recem convertido e ainda não estou batizado. Más quero deixar meu testemunho. Deus vem agindo em meu coração de maneira vigorosa, abriu meus olhos, esta me fazendo apaixonar por ele... Espero de coração que vocês venham fazer parte deste blog que juntos possamos conhecer ainda mais a palavra e estuda-la para, alem de nos confortarmos, enfativar ainda mais nossa fé...

    ResponderExcluir
  2. GLÓRIA A DEUS QUE A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS AMÉM DEUS TEM UM TRABALHAR DIFERENTE NA VIDA DE CADA UM SÓ BASTA NOS CREMOS E ACREDITAR POIS DEUS É UM DEUS DO IMPOSSÍVEL.... EU AMOOOOOOOO JESUS CRIST

    ResponderExcluir
  3. Só quero dizer que se fosse no pulso tinha muita chance de perfurar também a artéria e a pessoa não morreria como queriam os romanos, mas morreria rapidamente de hemorragia.
    Assim sendo e considerando o apoio nos pés, é crível crer que essa polêmica moderna q desconsidera a artéria no braço é só mais um ataque contra a legitimidade de Cristo.

    ResponderExcluir